Sizo: Uma Dor de Dentes Daquelas...

Uma espécie de CaseStudy da rádio em Portugal:
O mais importante (felizmente) ainda é a música.

Por vezes, o trabalho de algumas bandas é bem mais complexo e rico do que o que conhecemos delas. Os Sizo, banda do Porto que se estreou este ano com o download gratuito de "Nice to Miss You", são um exemplo prático desse fenómeno provocado pelo airplay radiofónico.


O video de "First", tema de "Nice to Miss You"

Tudo começa no impacto dos seus concertos e perdura no seu disco de estreia, mas até que ponto é que a música que ficou mais conhecida cá fora, motivou os ocasionais ouvintes a procurar e conhecer mais?

A música em questão chama-se "Big Three" e é aquilo que se pode considerar um verdadeiro single: tem ritmo, melodia q.b. e transmite a força da banda no seu registo musical. É um bom cartão de visita. No entanto, gosto mais do disco no seu conjunto do que dessa canção em particular. Identifico-me com a sensibilidade melódica da banda.

Não gosto tanto é da abordagem levada por entidades que seguem à risca um protocolo estranho de divulgação de bandas menos conhecidas, o que normalmente implica a passagem exclusiva das músicas mais "audíveis". É uma coisa do comércio que conheço e respeito, mas como apaixonado por música que sou, tenho pena que não haja mais rádios como a RUM e a RUC em Portugal.

Gostava de ver pessoas com dinheiro a apostar em coisas alternativas e de qualidade.

Do "sistema" restam os programas de autor, que não sendo totalmente domados pela obrigação de passar certas músicas, por vezes requerem exclusividades que impedem a propagação dos artistas.

Existe sempre o limite entre uma música que passa na rádio e aquilo que um artista realmente é no seu todo. "Nice to Miss You" é um souvenir sonoro para o murro no estômago que foi para mim assistir a um concerto destes rapazes. Embora me ajude ter esta perspectiva conhecê-los pessoalmente, escrevo porque gosto. Força molares!

------------------------------------------------------------------------------------------