Press:: Jornal de Notícias. 27.10.2007


por Marta Neves

Nova editora oferece'self-service' musical

João Dorminsky é o mentor da nova editora, a Schizzofrenik Records.

Às primeiras horas de hoje nasceu a Schizzofrenik Records, uma nova editora independente do Porto, alojada na morada http://www.schizzofrenik.com/. Como explicou, ao JN, João Dorminsky, mentor do projecto, "está preparado um autêntico 'self-service' musical, onde oferecemos downloads gratuitos de todos os artistas da editora".

Do rock ao jazz, da world music ao pimba, do noise à música clássica, da electrónica ao metal, o único requisito da Schizzofrenik é "ser o epicentro da música criativa feita em Portugal", refere Dorminsky.

A razão inicial para a editora ser fundada - em 2006 -, era sobretudo para "divulgar os trabalhos" do jovem designer gráfico. "Fartei-me de percorrer muitas editoras e ter poucas respostas", confessou.

Além do mais, João Dorminky só vê vantagens na prestação de serviços na Internet "O facto de ser online também é a melhor forma de se estabelecer alguns contactos. Hoje em dia, quem tem acesso ao 'Myspace' tem possibilidade de ter uma editora virtual e dar música de graça".

No fundo, o lema da editora parece simples "Os artistas são a editora e a editora são os artistas". E João Dorminky explica: "A editora funciona um bocado como um colectivo, cada um dá o melhor que tem de si para o usufruto do conjunto".

De resto, as edições vão dividir-se em várias partes edição oficial (limitada e numerada), que procurará valorizar o objecto físico; o schizzo-r (CD convencional a baixo custo); e o álbum a colocar em venda digital nos serviços da especialidade e, também, acessível em formato digital para venda no site da editora.


-------------------------------------------------------------------------------------------