Baile dos Vampiros 2008
Baile dos Vampiros
Fantasporto 2008 - 8 de Março
Teatro Sá da Bandeira
Em 2008, com a crueza do Rock e várias vertentes da Música Electrónica, o festim vampiresco do Fantasporto surge com a força inquestionável que já lhe é esperada.
Com uma promessa de festa garantida, Markus Kienzl, é membro dos Sofa Surfers e um dos nomes de ponta da cena musical austríaca. Conhecido por inúmeras bandas sonoras, remixes e contribuições para compilações, chega ao Baile com um espectáculo baseado no seu primeiro disco a solo, "Product" de 2005. Este álbum é o resultado de 4 anos de trabalho a reinterpretar músicas para a pista de dança, onde os sons mais escuros do dub se encontram com o jazz semi-industrial, dando origem a ambientes densos e poderosos.
Os Micro Audios Waves são uma das novas coqueluches da música portuguesa. Começou com a paixão de C. Morg e de Flak pela música electrónica de cariz experimental, evoluindo para uma sonoridade mais pop com a presença fulcral da vocalista Cláudia Efe. Nunca perdendo as influências das correntes da vanguarda, essa transição surge com o álbum "No Waves" de 2004, com o qual foram vencedores de prémios internacionais concorrendo ao lado de nomes com grande projecção mediática como Vitalic, Murcof ou The Books. Em 2008 voltam a estar nomeados para os Qwartz Awards em Paris.
Os Sizo são um “power trio” com quatro elementos com uma grande presença em palco... Com um rock crú e urgente, lançam o seu primeiro álbum "Nice to Miss You" após uma ininterrupta sessão de 10 horas, resultando num disco genuíno com todos os erros característicos de seres humanos "educados e de bom tom". Abriram o festival Heineken Paredes de Coura com uma inesperada plateia de seguidores, fizeram a primeira parte do britânico Chris Clark no &Festival do Theatro Circo, e partilharam ainda o palco do Teatro Sá da Bandeira com os 1990s e os New Young Pony Club. Recentemente fizeram ainda uma mini tour em Espanha.
Tigre Deficiente são "mil punks com neons a cavalo". É música de dança inspirada em electrodomésticos, com rock e desenhos animados de tendências avant-garde. Com um conceito assente na música electrónica progressiva, os Bailes Nocturnos são a vertente Dj e multimédia do projecto em tudo o que é kitsch e genuíno é posto à prova. O projecto que surgiu do dia para a noite em 2005, numa sessão de duas horas de guitarradas e programações electrónicas, apresenta-se adolescente e a entrar na idade adulta. Com um espectáculo que se espera "suculento e aromático", fundem a arte da performance com a música, indiciando uma festa "estupidamente divertida".
Os Fritus Potatoes Suicide são um colectivo de djs do Porto cujo mote rock/electro/heavy-disco/party-techno/trash & roll os tem levado à realização de festas em locais tão distintos como Maus Hábitos (onde são residentes), Plano B, Porto Rio, Left (Lisboa), Office Club (Caldas da Raínha), Nasoni (Viana do Castelo), PDL (Açores), World´s End, Kinky Star e Video (os últimos 3 em Ghent, Bélgica). Em Paredes de Coura (e Sudoeste), nos últimos dois anos são a festa na tenda da Toyota.
+Informação:
www.myspace.com/bailedosvampiros;
Produção:
http://www.fantasporto.com/
Direcção Artística:
http://www.schizzofrenik.com/
Bilhetes à venda nas Fnacs do Grande Porto, Plateia.iol.pt, Ticketline.pt, secretariado do Fantasporto no Rivoli e bilheteiras do Sá da Bandeira
-------------------------------------------------------------------------------------------